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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24379

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Título: A voz do morto e o território do símbolo: a dramaturgia na militância teatral de Hermilo Borba Filho e a efetivação do direito fundamental à arte.
Autor(es): SILVA, Cesar Jeansen Brito da
Palavras-chave: Arte; Direitos Individuais; Redenção; Utilitarismo; Memória; Art; Individual Rights; Redemption; Utilitarianism; Memory
Data do documento: 9-Abr-2018
Abstract: A temática dessa monografia é sobre o Direito Fundamental à Arte diante do utilitarismo enquanto mitigador dos direitos. Utilizando uma relação de análise orientada pela Teoria Crítica em diálogo com o pensamento de Michel Foucault e Walter Benjamin para identificar o processo reificador das ações utilitárias dos subsistemas burocráticos e monetarizantes, colonizadores do mundo de vida. A partir de Benjamin e seu conceito de Redenção, retomamos um personagem histórico, Hermilo Borba Filho, como restaurador de uma consciência histórica que possa potencializar as ações intersubjetivas da razão comunicativa. Essa potencialização sendo instaurada a partir de uma construção bem específica: a da dramaturgia enquanto espaço do simbólico. Esse simbólico que é revitalizado à medida que essa dramaturgia está relacionada com a diversidade do mundo de vida. A ideia é que fortalecendo os aspectos das relações linguísticas se criem possibilidades de efetivação do Dever Ser constitucional através dos direitos fundamentais. Estando a dignidade da pessoa humana intrinsecamente vinculada à realização da liberdade de expressão artística em sua plenitude, desse modo, o projeto de Estado Democrático de Direito em todas as suas potencialidades progressistas, coletivistas e intergeracionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24379
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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